quarta-feira, 24 de julho de 2013

PAP - Roupinha para cachorro

 


O inverno deste ano veio com tudo. Até os peludos estão sentindo. Então, fiz mais uma roupinha de lã para o meu Kakau.


Desta vez, fiz com a "gola" bem alta e mais justinho no pescoço do que os anteriores, como este, este e este. A gente vai repetindo a receita e aperfeiçoando, né?


Comecei colocando 58 pontos nas agulhas nº 4,5 (fio Mollet) e trabalhando algumas carreiras em barra 1/1. Na última carreira da barra, distribuí 10 aumentos, ficando com 68 pontos para o restante do trabalho.

 
A uns 8cm do início do trabalho, iniciei as cavas (abaixo, a receita completa com explicações mais detalhadas).




Quando a cava estava na altura desejada, foi hora de repor os pontos diminuídos no início da abertura.


Algumas fotos o blogger colocou viradas, de cabeça para baixo, e não houve como acertar a posição. Isso acontece com vocês também?

Juntei os fios e segui trabalhando todos os pontos.



Esta foto ficou tremida, mas é só para acompanhar o andamento.


Depois de trabalhar mais algumas carreiras, hora de começar a fazer a abertura para a barriguinha, arrematando pontos nas laterais.

Obs.: Se a roupa for para "menina", não é necessário fazer tão aberta na barriga, mas para os meninos, para não ter perigo de ficar molhado de xixi, não tem jeito, tem que ser mais aberto.


O trabalho vai ficando assim.




Depois de fazer esses arremates, trabalhei mais algumas carreiras e comecei os arremates para fazer o arredondado do final da roupa. Quando estava no comprimento ideal, foi só arrematar os pontos restantes.





Após arrematar, levantei pontos ao redor da parte de baixo e fiz algumas carreiras em barra 1/1 com o fio amarelo, para dar um acabamento mais bonitinho. Queria ter feito isso nas cavas também, mas... tinha só um restinho de amarelo e  não foi suficiente. Aí fiz só uma carreirinha de crochê em ponto baixo, com azul mesmo.




E aí está o modelo com sua nova roupa.




Receita da roupinha para cachorro (pequeno)



Fio Mollet, agulhas retas nº 4,5

Colocar 58 pontos nas agulhas e trabalhar algumas carreiras em ponto barra (1t/1m). Essas carreiras iniciais serão o decote (ou a gola) da roupa.
Na última carreira, distribuir 10 aumentos, ficando com 68 pontos na agulha. Seguir trabalhando uma carreira em meia, outra em tricô, alternadamente.
Quando estiver a aproximadamente 8cm do início do trabalho estará na altura de fazer as cavas para os bracinhos.
Para isso, tricote 10 pontos, arremate 6, tricote 36, arremate 6 e trabalhe os últimos 10. Agora trabalhe somente esses últimos 10 pontos por 8cm, deixando os restantes na agulha, à espera. Quando chegar aos 8cm, deixe esses 10 pontos na agulha, pegue um novo fio e comece a trabalhar os 36 pontos centrais, também até chegar aos 8cm (para ficar da mesma altura dos 10 primeiros pontos). Depois, faça a mesma coisa com os últimos 10 pontos, ou seja, tricote por 8cm.
Quando estiverem todos na mesma altura e na mesma agulha, tricote 10 pontos, aumente 6 (colocar 6 pontos na agulha, como no início de um trabalho), tricote 36 pontos, aumente 6 e tricote os 10 últimos. Voltará a ficar com 68 pontos na agulha. Trabalhe todos os pontos por mais uns 5cm e estará na altura de começar a fazer a abertura para a barriga.
Para a abertura na barriga, faça o seguinte:
- arremate 4 pontos e tricote a carreira até o fim. Faça o mesmo na próxima carreira.
- arremate 3 pontos e tricote até o fim. Faça o mesmo na próxima carreira.
- arremate 2 pontos e tricote até o fim. Faça o mesmo nas próximas carreiras, até a roupa estar no comprimento desejado (o desta receita ficou com 33 cm a contar da primeira carreira). Arrematar os últimos pontos que ficaram na agulha.
Para dar um acabamento, levante pontos em toda essa borda final (a partir de onde iniciaram os arremates) e tricote em barra 1/1 por algumas carreiras (4 ou 5). Faça o mesmo nas cavas.
Agora, costure a parte mais curta do trabalho (a costura fica no peito do cachorrinho) e estará pronta a roupinha.

Espero que a explicação tenha ficado compreensível. Qualquer dúvida, é só perguntar.


33 comentários:

Unknown disse...

Achei massa, Kaká! Achas que gatinhos sentem frio também? rsrsrsrsrs

Daiane Daniela disse...

Que lindo Karina! Ele deve estar bem quentinho, afinal, estamos congelando aqui por nossas bandas né rsrs...
Eu tenho um bebê york, de 4 meses, tão peludinho mas volta e meia vejo ele tremendo, acho que vou fazer uma roupinha assim pra ele...
Obrigadão pelo PAP! Beijosss

ELENA disse...

Que lindo ficou! Estava vendo uma reportagem sobre o frio e os animais, mesmo com tanto pelo eles não são imunes as doenças causadas pelo frio, precisam de uma roupinha lindinha assim! BJOS!

Marico disse...

Karina, a roupinha ficou linda e a cor ficou ótima no modelo.

bjs

Cristina disse...

Olá Karina! Adorei a roupinha e a receita está bem explicada, muito obrigada por compartilhar! Só fiquei com uma dúvida: A gente vai arrematando 2 pontos até alcançar o comprimento que desejamos?
Uma semana abençoada!
Bj

Judy disse...

Que chique ficou o Kakau!
Realmente eles precisam ficar aquecidoss, carinho e uma roupinha assim lindinha e estão no paraíso.
Obrigada pela receita.
abraço,

Márcia Reis Hahn disse...

Show, amiga!!!!

xuxanon disse...

Adorei a roupinha . Teu blog é demais e estarei seguindo. Bjcs Ana

Joana disse...

Como diz uma amiga que mora em Caxias, o frio por aí tá de deixar cusco envergado. Mas o teu nem fica porque com essa roupita quentinha, que venha mais frio. Ficou lindo. Bj
Joana

Os olhares da Gracinha! disse...

Andava à procura de um modelo para fazer uma proteção para a minha cadelinha...e vou tentar crochetear uma parecida!

Artesanato By Michele disse...

oi, amei a roupinha... só fiquei curiosa pra saber qto de lã vc utilizou para confeccioná-la, umas 100 gramas talvez?
Abraços!

Artesanato By Michele disse...

Oi Karina, tudo bem? Fiz a receitinha que vc ensinou, e realmente fica uma fofura! Um novelo de 100 gramas tbm dá mais de uma roupinha para o meu cachorro pq ele não é muito grande.
Fiz o primeiro casaquinho e já estou terminando o segundo, e como me empolguei comprei um monte de lã pra fazer mais umas... é claro que os meus trabalhinhos ainda não estão perfeitos como os seus casaquinhos, mas eu amei o resultado. Muito obrigado por compartilhar conosco a receita com tanto carinho.
Abraços!

Artesanato By Michele disse...

Oi Karina, olha eu de novo aqui... como te disse o primeiro casaquinho não saiu tão perfeitinho como o seu e como estou fazendo o segundo, fiquei em duvida com a parte dos arremates para o cachorrinho (macho)... vi que vc diz para arrematar 4 ptos, depois 3 e depois 2.... até ai eu entendi.... mas quando vc diz para fazer isso novamente até chegar no comprimento desejado, devo entender que devo repetir o processo desde o inicio novamente? Isto é.... arremato 4, depois 3 e 2... ou somente os de 2???? Obrigada pelo carinho e pela atenção.
Abraços com muita gratidão.

Artesanato By Michele disse...

Oi Karina, acabei de ler seu recadinho :)
Vou finalizar a receita e logo, logo posto as fotos do meu bebe com os casaquinhos.
Abração, muito obrigada e até breve!

Artesanato By Michele disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Artesanato By Michele disse...

Oi Karina, tudo bem? Estou muito feliz por conseguir fazer os casaquinhos para o meu bebê e por toda a ajuda que vc tem me dado!
Fiz o primeiro em vermelho (que ficou um pouco grande na golinha rsrsrs), fiz o segundo em azul claro que gostei muito, mesmo parecendo um casaquinho mais curto e agora estou finalizando o terceiro em azul escuro.
Como você pode perceber esse negócio vicia kkkkkkk
Estou amando tricotar essas roupinhas para o meu bebê e com sua ajuda e carinho fica tudo ainda muito melhor!!!!
Abraços querida e tudo de bom!

BEATRIZ disse...

Adorei, vou fazer ainda hoje.

lu luzinha disse...

amei seu trabalho. E' td muito bem explicado pela receita e pelas fotos. Quantos pts ponho para uma viralata e para uma femea Labrador. Se possivel qto usarei de lã para cada uma + ou - claro . SUCESSO . bjs E FICO NO AGUARDO.

Sonia disse...

GOSTEI DO TRABALHO,QUANTOS PONTOS PONHO PARA UMA VIRA LATA ELA TEM 10 MESES,MAS ESTA ENORME BJUS OBRIGADO AGUARDO

mara riffel disse...

Parabens pelo carinho e explicacao.

Maria Adélia de Souza disse...

Excelente receita. Tentarei. Tenho vários novelos aqui em casa de cores diferentes, que posso aproveitar para vestir meu Nupi (Snoopy). Você pode me dizer quanto de lã vai nesse modelinho? Assim facilita minhas escolhas de lã, caso precise combinar cores. Muitissimo obrigada, também por sua generosidade em nos ensinar. Abraço, Maria ADélia

Unknown disse...

Estou fazendo o casaquinho tô no meio ainda,tá muito bem explicado, obrigada.

Chrissie disse...

Is this pattern available in english?

Cristinices disse...

Eu faço assim também, se quiser posso te ensinar como fazer aumentos sem deixar buraco,tenho um jeitinho simples. Ficou linda a roupinha

Cecilia Broggi disse...

Amei! Fiz uma no ano passado, mas não deu certo. Esta sua ficou d+

Unknown disse...

Amei vou fazer uma para o meu querido Bob. Ficou linda demais 😍

Unknown disse...

Você ensina por vídeo!!
Eu não sei fazer

Pepa Fdez disse...

Es el primer tutorial de jersey para perro que me resuelve mi problema, muchas gracias por tan buena explicación. Muy agradecida

Unknown disse...

Boa tarde, sou de Porto Alegre,rs,já fiz muito roupinha para cachorro na minha vida.Agora atualmente estou morando em Campo Bom, fiz roupinha de tricô para cachorro,nesse modelo mesmo, fica uma graça .abraço Marilene Zborowski.

Anônimo disse...

Sou do Rio de Janeiro, mas minha filha foi morar em Embu das artes SP e como lá já está começando o frio, a cachorrinha dela já está sentindo o frio aí ela me pediu pra fazer uma roupinha de tricô. Amei essa receita. Copiei e já vou começar a fazer! Bjs

Anônimo disse...

Olá, sou de Embu das Artes tbm e vou fazer para minhas cachorras.

Anônimo disse...

Ótima receita. Gostei muito. Não gosto de video.Já estou tricotando pro meu doguinho.

Cristinices disse...

Eu faço igual ao seu modelo e ainda faço as mangas separadas e depois costuro no corpo. Fica muito bonita e quentinha.