terça-feira, 28 de junho de 2011

Receita do Casaco da Kaká - ou uma tentativa de receita...



Algumas amigas pediram a receita do casaco da postagem anterior. Como mencionei, não tenho receita, pois fui inventando à medida que ia tricotando. Tinha apenas uma ideia do que queria. Mas, tenho minhas anotações. Se alguém quiser se arriscar a seguir (hehe), dá para ter uma base. Então, é o seguinte:




Costas:
Colocar 100 pontos nas agulhas retas nº 4,5. Lembrando, fiz com o fio Inspiração, da Aslan, que é um fio médio. Tricotar algumas carreiras em cordões de tricô. Depois vem a carreira com os "furinhos", que pode ser o tradicional *1p, 1 laçada e 2 p, juntos*, ou o "ponto ajur": 3 carreiras em tricô e na quarta carreira *1 laçada, tirar um ponto sem fazer em meia, 1 meia, arrematar o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado*. Feita essa carreira, continuar com 1 carreira em meia, 1 carreira em tricô e mais 1 em tricô. A partir daí, segue em meia no direito do trabalho e tricô no avesso.
Como eu queria que o casaco ficasse mais largo embaixo e mais justo em cima, fiz as seguintes diminuições: a 10 cm do início, diminuir 1 p. de cada lado do trabalho, a mesma coisa a 16cm e novamente quando chegar a 32cm. Quando chegar a 43cm do início, mudar o ponto para barra 1/1, da seguinte forma: no direito do trabalho, tricotar *1 tricô, passar 1 p. sem fazer*. No avesso, trabalhar em ponto barra 1/1 (1 m., 1 t., conforme os pontos se apresentam). Seguir tricotando assim até a altura do ombro e arrematar todos os pontos. Não fiz cavas, é reto mesmo.


Frente:
Montar 55 pontos nas agulhas (para cada lado da frente) e repetir os pontos das costas, bem como as diminuições laterais, mas com um detalhe importante: para formar um acabamento na abertura do casaco, tricotar 5 p. em tricô, no direito e no avesso do trabalho, formando cordões. Quanto tricotar o lado direito da frente, distribuir 4 casas para os botões no acabamento central, na altura da parte tricotada em barra 1/1.
Fiz um decote redondo, diminuindo 12 p. no início do decote, depois 1p. a cada carr., até ficarem 32 p. para o ombro. A mesma coisa no outro lado da frente.


Mangas:
Montar 66p e tricotar em meia no direito e tricô no avesso. As mangas tricotei de cima para baixo, ou seja, do ombro em direção ao cotovelo. Aqui não anotei, mas fiz uma ou duas diminuições de cada lado ao longo da manga, para estreitar um pouquinho. Quando chegar perto da altura desejada, repetir o detalhe dos cordões em tricô e do ponto ajur tricotados na parte de baixo da frente e das costas.


Acabamento:
Costurar um ombro. Levantar pontos ao redor do decote, tricotar 4 cordões de tricô e arrematar. Costurar as partes restantes.




Meu Deus do céu!!! Alguém será capaz de entender isso? E será que expliquei certo? Olhem, não me comprometo pelo resultado. Foi a primeira vez que redigi uma receita, hihihi. Se alguma insana resolver testar, me conta no que deu, combinado?

Beijos e boa sorte a quem tiver coragem!

10 comentários:

ELENA disse...

Muitissimo obrigada já estou salvando eu serei a primeira insana a testar hahahaha! BJO!

Mara Silvia disse...

Obrigada!!!
Vou tentar sim...
E prometo colocar a blusa pronta.
Abraço!

Daiane Daniela disse...

Que lindo! Adorei, ficou linda a peça e no corpo dá pra ver q é maravilhosa mesmo. Parabéns! S eu testar t conto sim, beijoooo

Ana Izulina disse...

Com o frio que deve estar fazendo aí vc vai usar bastante.....bjs Paula

disse...

Claro que dá pra entender!! Se a pessoa não for muito iniciante, tira de letra! Parabéns:))

bjinhos

Daniela Rosa David disse...

Oi Kaka que casaco lindo, ameiiiiiiii, mas nao tenho tempo de tricotar um desses agora hehehe

beijao flor

Dani

Cloé disse...

Gostei muito ! Com o nosso frio será muito util !Abraços

Esther disse...

Muito legal voce descrever o lindo casaco que fez!

Marico disse...

Todo mundo adora uma receita, principalmente se for de uma peça linda como essa. Obrigada!

bjs

Claudia disse...

O modelo é muito lindo, Ká!!! Só agora estou vendo e acho que vc está de parabéns!Pra criar uma receita assim, precisa ser craque! Não vou prometer testá-la pq, imagine, estou apanhando pra fazer um simples colete todo em ponto tricô... rsrsrs
beijos!