sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

FELIZ 2012

Amigas! Obrigada pelo carinho que vocês me deram durante este ano que está encerrando. Desejo a todas que 2012 chegue despejando muito amor, paz, serenidade, vitalidade e criatividade em suas vidas. Beijos!!!

sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

Feliz Natal

Desejo um Feliz Natal a todas as amigas e que o Papai Noel seja bem fofo com vocês, como esses "Cães Noeis" do desenho do meu filhote.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Será que ele fica pronto?


Gente, este post é só pra mostrar que estou viva e não estou completamente parada. Jurei pra mim mesma que este ano eu faria um bordado em ponto cruz para o Natal e decidi fazer uma almofada (isso já está virando mania). Aí comecei o bordado, fiz quase todo ele, mas quando fui dar aquela olhada "no todo"... achei que estava muito ralinho, esburacado. Tinha feito com dois fios e não estava satisfeita com o resultado. Lá fui eu resolver a situação rebordando tudo com mais um fio. Até que está resolvendo, mas quem diz que agora estou com tempo para terminar esse trabalho, para tricotar tudo que eu tinha planejado e fazer outras tantas coisas?
Fazia tempo que não tinha um final de ano tão corrido como este. Então, o negócio é dar um passo de cada vez e ir fazendo o que é possível, conforme as prioridades. Mas assim que terminar o bordado e a almofada estiver costuradinha, claro que mostro aqui.
Beijos

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Capa para galão de água em tricô

Já fazia tempo que estava com este plano na cabeça: uma capinha para o galão de água em tricô.
Escolhi este amarelo clarinho do fio Bella, que utilizei duplo, e alguns pontos que gosto. Entre um e outro, dois cordões de tricô.
Detalhe do Ponto de Grade, bem gostoso de trabalhar.
E o conhecido Ponto Arroz Duplo.
A parte superior foi feita toda em cordões de tricô.
"Vista aérea" da capa, hehe (como tirar uma foto dessas sem aparecerem os pés da gente?)
E aqui a dita cuja no seu cantinho. Infelizmente, fica escondida na lavanderia, pois o galão não se encaixou na cozinha devido à altura. Falha minha e da arquiteta na hora do projeto, mas agora é tarde. Então, não ficou fofa?

Material: Fio Pingouin Bella, usado duplo, cor 229 e agulhas retas nº 5.
Receita própria.



sábado, 5 de novembro de 2011

A vida

Olá, amigas!
Andei sumida, pois a vida exigiu que eu desse uma paradinha, uma atenção para outros de seus aspectos. Meu pai faleceu no dia 14 de outubro e, vocês sabem, uma perda mexe bastante com a vida da gente, mesmo quando já se está imaginando que ela não irá tardar. Mas agora acho que ele está em paz  (deve ter reencontrado minha mãe, que partiu há cinco anos) e eu estou, aos poucos, retomando minhas atividades.
Não tive tempo de dar atenção ao blog, mas mesmo assim de vez em quando dei uma espiadinha nos blogs de vocês, o que ajudou a renovar as energias.


Beijinhos a todas.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Decoração - Almofada em tricô

Fazia tempo que andava com vontade de fazer uma nova capa de almofada. E também fazia tempo que havia começado essa aí, que fui intercalando com outros trabalhos, mas finalmente terminei.

Tinha visto algo parecido em uma revista de tricô estrangeira e resolvi fazer essas tiras sobrepostas.

Esta é a parte de trás da capa, antes de costurar.
As tiras para fazer o detalhe decorativo...
...e a parte da frente, sobre a qual elas foram colocadas.



A ideia estava na cabeça, mas quando chegou a hora de costurar, deu aquele: e agora, como vou costurar essas tiras por dentro? Hehehe... Mas foi mais simples que eu pensava. Foi só sobrepor as peças, deixar uma pontinha das tiras para o lado de dentro da capa e costurar normalmente.


Olhem... Não ficou direitinho?

A parte de trás ficou assim.
Nesta capa não utilizei botões, como nas anteriores. Fiz uma parte maior que a outra e sobrepus, como uma fronha de travesseiro.


E aqui está ela em seu devido lugar. Tentei encontrar cores que combinassem com meu tapete, mas vou confessar que não gostei muito do resultado final. Acho que deveria ter feito mais tiras, mais cruzamentos. Daria um efeito mais bonito. Só que, depois de pronta, ahhh, não teria paciência de desmanchar a costura e depois costurar tudo de novo. Fica para a próxima.

Material utilizado: fio Anne, da Círculo, trabalhado duplo
agulhas retas nº 4,5

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Risco do quadro para a Sabrina

Sabrina, não consegui acessar o seu perfil, então, aí vai o risco que você solicitou. Você tem um blog? Mostra pra gente quando estiver pronto, tá? Se não conseguir copiar, me informa seu e-mail que envio os arquivos.


Pra quem não viu, postei o quadro que bordei a partir desse risco aqui.





sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Finalmente



Finalmente mostro o resultado de todos aqueles "pontos arroz". Já estava pronto há mais de duas semanas. Demorei para fazer, demorei para fotografar, demorei para postar. Mas, aí está! Não ficou beeeeem como eu queria, mas, ficou gostoso de usar. Utilizei agulhas nº 5,5, seguindo a indicação do fabricante do fio, mas poderia ter sido 4 ou até 4,5 para o ponto ficar mais uniforme.


Fiz uma gola separada, torcida, para ter mais uma opção e vestir conforme a temperatura. 


Sim, mais uma blusa para euzinha. Aqui, na opção sem gola.


Aqui, com a gola, para ficar mais quentinha.


Detalhe da barra e das mangas.


Tirar a própria foto. Ô dificuldade!!!


Ah, e como exagerei na quantidade de novelos (a lã rendeu bem mais do que esperava), ainda deu pra tricotar umas meias. Não ficaram bonitas, pois é um fio muito grosso para meia, mas com certeza ficarão bem quentinhas e resolverão o problema daquelas noites frias em que os pés demoram a esquentar.
Material: Fio Pingouin Flash, cor 4323 (5 novelos e meio de 100gr).
              Agulhas retas nº 5,5.  
               Receita: própria.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Solidariedade



Meninas, se estiverem pensando em fazer umas comprinhas, que tal passar na Renner na próxima semana, entre segunda e quinta-feira?


Trabalho na área de projetos e sei que a campanha acima é séria. Conheço alguns dos trabalhos beneficiados e eles realmente fazem diferença na vida das mulheres envolvidas.


Então, que tal fazer compras pra você e ao mesmo tempo ajudar quem precisa?


Beijos e um ótimo final de semana!

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Ponto Arroz nas agulhas



Inverno, frio, muitos dias de chuva... Claro que as agulhas não estão paradas.
Gosto muito da delicadeza do ponto arroz e decidi fazer um trabalho quase todo com ele.
A cor está quaaaase parecida com a verdadeira.


E para combinar com o clima e acompanhar a horinha do tricô, nada como um bom chimarrão. Aceita?

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Colorido pra cachorro!

  Olhem só a roupa coloridona que fiz para o Kakau!

 A próxima vai ser para esse Snoopy, pois meu filho está só me pedindo um casaquinho para ele.
 
 A do Kakau fiz com sobras de fio Mollet, que eu tinha em várias cores.


 Ficou praticamente uma bandeira da Alemanha, hehe. Mas, como moro na cidade que é o berço da colonização alemã no Brasil, está tudo dentro dos conformes.
 


Inclusive, no final da próxima semana, inicia uma tradicional festa na cidade em comemoração aos 187 anos da imigração. Quem sabe levo meu cão para dar uma voltinha?
  
 
  Não é uma bandeira mesmo?

 Aqui, o modelito de costas...


 ...e de frente.

 
Tadinho. Cansou de tanto fazer pose. Tá com carinha de "quando vai terminar esse negócio?"

terça-feira, 12 de julho de 2011

Cachecol Sofisticado

Acho que este é o último cachecol deste inverno (acho...).

Achei lindo o fio quando vi o novelo e não resisti. Tricotei com aquele ponto bem conhecido em que a gente solta as laçadas para o fio ficar bem aparente. Ficou bem macio e leve. O úico probleminha é que tem um fiozinho dourado que solta um pouco, mas nada que comprometa o resultado.


Material: Fio Sofisticado, da Círculo, e agulhas retas nº 7.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Blusa para menino


Fiz bem a tempo este blusão para meu filho, pois o frio chegou com tudo e não está dando trégua aqui no RS. Hoje, na minha cidade, estava marcando 2 graus às 8h da manhã, e tem sido assim de uns dez dias para cá.

 


Escolhi um frio bem grossinho, para esquentar mesmo, e um ponto bem simples, tipo "menino de oito anos", hehe. Nessa idade, já não é qualquer coisa que a mãe escolhe que eles aceitam!


 




O modelo não quis aparecer por inteiro na foto (nem parar quieto - ficou torto). Esta é a cor real. Nas primeiras fotos o verde ficou acinzentado.


Material: fio Cisne Elegance (4 novelos e meio) e agulhas retas nº 5.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Receita do Casaco da Kaká - ou uma tentativa de receita...



Algumas amigas pediram a receita do casaco da postagem anterior. Como mencionei, não tenho receita, pois fui inventando à medida que ia tricotando. Tinha apenas uma ideia do que queria. Mas, tenho minhas anotações. Se alguém quiser se arriscar a seguir (hehe), dá para ter uma base. Então, é o seguinte:




Costas:
Colocar 100 pontos nas agulhas retas nº 4,5. Lembrando, fiz com o fio Inspiração, da Aslan, que é um fio médio. Tricotar algumas carreiras em cordões de tricô. Depois vem a carreira com os "furinhos", que pode ser o tradicional *1p, 1 laçada e 2 p, juntos*, ou o "ponto ajur": 3 carreiras em tricô e na quarta carreira *1 laçada, tirar um ponto sem fazer em meia, 1 meia, arrematar o ponto sem fazer sobre o ponto tricotado*. Feita essa carreira, continuar com 1 carreira em meia, 1 carreira em tricô e mais 1 em tricô. A partir daí, segue em meia no direito do trabalho e tricô no avesso.
Como eu queria que o casaco ficasse mais largo embaixo e mais justo em cima, fiz as seguintes diminuições: a 10 cm do início, diminuir 1 p. de cada lado do trabalho, a mesma coisa a 16cm e novamente quando chegar a 32cm. Quando chegar a 43cm do início, mudar o ponto para barra 1/1, da seguinte forma: no direito do trabalho, tricotar *1 tricô, passar 1 p. sem fazer*. No avesso, trabalhar em ponto barra 1/1 (1 m., 1 t., conforme os pontos se apresentam). Seguir tricotando assim até a altura do ombro e arrematar todos os pontos. Não fiz cavas, é reto mesmo.


Frente:
Montar 55 pontos nas agulhas (para cada lado da frente) e repetir os pontos das costas, bem como as diminuições laterais, mas com um detalhe importante: para formar um acabamento na abertura do casaco, tricotar 5 p. em tricô, no direito e no avesso do trabalho, formando cordões. Quanto tricotar o lado direito da frente, distribuir 4 casas para os botões no acabamento central, na altura da parte tricotada em barra 1/1.
Fiz um decote redondo, diminuindo 12 p. no início do decote, depois 1p. a cada carr., até ficarem 32 p. para o ombro. A mesma coisa no outro lado da frente.


Mangas:
Montar 66p e tricotar em meia no direito e tricô no avesso. As mangas tricotei de cima para baixo, ou seja, do ombro em direção ao cotovelo. Aqui não anotei, mas fiz uma ou duas diminuições de cada lado ao longo da manga, para estreitar um pouquinho. Quando chegar perto da altura desejada, repetir o detalhe dos cordões em tricô e do ponto ajur tricotados na parte de baixo da frente e das costas.


Acabamento:
Costurar um ombro. Levantar pontos ao redor do decote, tricotar 4 cordões de tricô e arrematar. Costurar as partes restantes.




Meu Deus do céu!!! Alguém será capaz de entender isso? E será que expliquei certo? Olhem, não me comprometo pelo resultado. Foi a primeira vez que redigi uma receita, hihihi. Se alguma insana resolver testar, me conta no que deu, combinado?

Beijos e boa sorte a quem tiver coragem!