sexta-feira, 29 de novembro de 2013

As mesmas cores, um novo trabalho - capa para galão de água em crochê


Depois de muitos squares com essas três cores do fio Bella, veio a vontade de aproveitar a sobra dos fios, que não foi pouca, e por a agulhinha de crochê para funcionar novamente.


Como não era pouco fio, fui arriscando e vendo se teria o suficiente para uma capa para o galão de água. E não é que deu certo?


 Ainda sobrou pra fazer umas flores, para dar um toque mais engraçadinho, e uns biquinhos embaixo como acabamento.


 Na foto as cores ficaram mais vivas do que as reais. O vermelho não é tão vermelho assim. Mas na foto... vocês sabem como é.


Aí está. Foi um trabalho bem gostoso de fazer e agora tenho mais uma "roupinha" para o meu galão.

Em breve tem tricô...


quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Mais crochê - trilho para mesa e tapete para cozinha

Continuando a batalha contra o blogger, aqui vai mais uma postagem feita a muito custo. Mas vamos lá. O que interessa é mostrar as últimas produções da minha nova e iniciante febre: o crochê.

Squares e mais squares. Adorei esse negócio. Que terapia bem boa, hehehe! E as ideias vão surgindo, a imaginação borbulhando. Podia fazer isso, podia fazer aquilo...

Comprei uma linha branca e aproveitei essa matizada que eu já tinha há muito tempo. Na verdade, desmanchei um trilho de mesa feito em tricô há muuuuitos anos, do tempo em que eu nem tinha o blog ainda, e que quase não usava porque não gostei muito do resultado. Com a febre dos squares, pensei: esse colorido aí com um branco em volta vai ficar bom. E ficou com o efeito que eu tinha imaginado mesmo. A branca é Anne, da Círculo, mas a matizada não tenho ideia.


Depois de juntar os quadradinhos, veio a dúvida sobre o acabamento. Não queria nada que tirasse a "atenção" do motivo principal, que são os próprios squares. Não gosto de trabalhos de crochê muito rebuscados. Gosto da simplicidade. Então, optei por esses biquinhos bem pequenos só para dar uma graça.

E aí está o trilho dando um colorido na minha mesa da sala de jantar.

Também andei me aventurando pelos barbantes. "Inventei" esse tapete, sem receita, sem ponto, sem nada. Simplesmente fui fazendo e a ideia dos losangos foi surgindo. Poderia ter feito maior, mas, iniciante no negócio, fiquei com medo de faltar barbante e acabou sobrando bastante. Paciência. No próximo, já sei.


A foto não ficou muito boa, mas aqui está ele na minha cozinha.

As amigas tricoteiras não se preocupem. Não desisti do tricô. É só o entusiasmo da novidade. : )

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

Onze Coisas

Recebi um convite da Judy do blog Tricoteiras sem Fronteiras para participar da tag Onze Coisas. O convite veio já faz quase um mês, mas como ando com problemas nas postagens, só agora estou conseguindo responder. Obrigada, Judy!
As regras são as seguintes:


  •  falar 11 coisas aleatórias sobre mim;
  • responder as 11 perguntas feitas pela Judy
  • indicar 11 blogs para participar e finalmente
  • pedir que as blogueiras respondam as 11 perguntas feitas por mim.
Então é o seguinte:

Onze coisas sobre mim:

1- Fico muuuuito furiosa quando as coisas que deveriam facilitar a vida acabam complicando-a (leia-se tecnologias, leia-se hoje especialmente "blogger");
2 - Converso com meus cachorros.
3 - Gosto de tirar fotos de flores.
4 - Gosto de preparar bolos.
5 - Não consigo pegar no sono sem ler algumas páginas de um livro.
6 - Gosto do silêncio.
7 - Não gosto de sair na chuva.
8 - Sou perfeccionista.
9 - Queria ter mais tempo para meus tricôs, bordados e crochês.
10 - Faço pilates e gosto muito.
11 - Adoro pintar as unhas e tenho uma maletinha com uns 50 esmaltes.  

sábado, 12 de outubro de 2013

Problemas com as postagens

Gente, estou com sérios problemas com esse Blogger. Tento postar e não consigo escrever. Hoje, por milagre, estou conseguindo. Quer dizer, estou testando. Está acontecendo o seguinte: A janela da postagem abre, consigo inserir a imagem mas não consigo escrever. Ou consigo inserir a legenda e escrever até um certo ponto e de repente não consigo mais.

Até fazer comentários nos blogs de vocês anda difícil...
Isso já aconteceu com vocês? Bom, vou continuar tentando ajuda do suporte. Já estou até com medo de perder meu blog...


quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Mantinha em crochê para pet

Com muitas sobras de lã na gaveta e um bom pedaço de inverno pela frente (essa história iniciou já faz mais de mês), coloquei tudo no cesto e...
 
...mãos à obra. Lá fui eu para os squares de novo.


Fui fazendo sem pensar muito nas combinações. Apenas juntei tons de azul, verde e algum cinza.


 
E assim saiu uma mantinha para meu peludo se esbaldar.
 

 Para finalizar, fiz algumas carreiras com um azul clarinho e um contorno com um azul mais escuro. Nada muito trabalhado porque, além de eu ser iniciante no crochê, é bem provável que essa manta não permaneça inteira por muito tempo, hehe.
 
E aí está o dito cujo usufruindo de sua nova cobertinha, com jeito de quem não quer mais nada da vida.




quarta-feira, 24 de julho de 2013

PAP - Roupinha para cachorro

 


O inverno deste ano veio com tudo. Até os peludos estão sentindo. Então, fiz mais uma roupinha de lã para o meu Kakau.


Desta vez, fiz com a "gola" bem alta e mais justinho no pescoço do que os anteriores, como este, este e este. A gente vai repetindo a receita e aperfeiçoando, né?


Comecei colocando 58 pontos nas agulhas nº 4,5 (fio Mollet) e trabalhando algumas carreiras em barra 1/1. Na última carreira da barra, distribuí 10 aumentos, ficando com 68 pontos para o restante do trabalho.

 
A uns 8cm do início do trabalho, iniciei as cavas (abaixo, a receita completa com explicações mais detalhadas).




Quando a cava estava na altura desejada, foi hora de repor os pontos diminuídos no início da abertura.


Algumas fotos o blogger colocou viradas, de cabeça para baixo, e não houve como acertar a posição. Isso acontece com vocês também?

Juntei os fios e segui trabalhando todos os pontos.



Esta foto ficou tremida, mas é só para acompanhar o andamento.


Depois de trabalhar mais algumas carreiras, hora de começar a fazer a abertura para a barriguinha, arrematando pontos nas laterais.

Obs.: Se a roupa for para "menina", não é necessário fazer tão aberta na barriga, mas para os meninos, para não ter perigo de ficar molhado de xixi, não tem jeito, tem que ser mais aberto.


O trabalho vai ficando assim.




Depois de fazer esses arremates, trabalhei mais algumas carreiras e comecei os arremates para fazer o arredondado do final da roupa. Quando estava no comprimento ideal, foi só arrematar os pontos restantes.





Após arrematar, levantei pontos ao redor da parte de baixo e fiz algumas carreiras em barra 1/1 com o fio amarelo, para dar um acabamento mais bonitinho. Queria ter feito isso nas cavas também, mas... tinha só um restinho de amarelo e  não foi suficiente. Aí fiz só uma carreirinha de crochê em ponto baixo, com azul mesmo.




E aí está o modelo com sua nova roupa.




Receita da roupinha para cachorro (pequeno)



Fio Mollet, agulhas retas nº 4,5

Colocar 58 pontos nas agulhas e trabalhar algumas carreiras em ponto barra (1t/1m). Essas carreiras iniciais serão o decote (ou a gola) da roupa.
Na última carreira, distribuir 10 aumentos, ficando com 68 pontos na agulha. Seguir trabalhando uma carreira em meia, outra em tricô, alternadamente.
Quando estiver a aproximadamente 8cm do início do trabalho estará na altura de fazer as cavas para os bracinhos.
Para isso, tricote 10 pontos, arremate 6, tricote 36, arremate 6 e trabalhe os últimos 10. Agora trabalhe somente esses últimos 10 pontos por 8cm, deixando os restantes na agulha, à espera. Quando chegar aos 8cm, deixe esses 10 pontos na agulha, pegue um novo fio e comece a trabalhar os 36 pontos centrais, também até chegar aos 8cm (para ficar da mesma altura dos 10 primeiros pontos). Depois, faça a mesma coisa com os últimos 10 pontos, ou seja, tricote por 8cm.
Quando estiverem todos na mesma altura e na mesma agulha, tricote 10 pontos, aumente 6 (colocar 6 pontos na agulha, como no início de um trabalho), tricote 36 pontos, aumente 6 e tricote os 10 últimos. Voltará a ficar com 68 pontos na agulha. Trabalhe todos os pontos por mais uns 5cm e estará na altura de começar a fazer a abertura para a barriga.
Para a abertura na barriga, faça o seguinte:
- arremate 4 pontos e tricote a carreira até o fim. Faça o mesmo na próxima carreira.
- arremate 3 pontos e tricote até o fim. Faça o mesmo na próxima carreira.
- arremate 2 pontos e tricote até o fim. Faça o mesmo nas próximas carreiras, até a roupa estar no comprimento desejado (o desta receita ficou com 33 cm a contar da primeira carreira). Arrematar os últimos pontos que ficaram na agulha.
Para dar um acabamento, levante pontos em toda essa borda final (a partir de onde iniciaram os arremates) e tricote em barra 1/1 por algumas carreiras (4 ou 5). Faça o mesmo nas cavas.
Agora, costure a parte mais curta do trabalho (a costura fica no peito do cachorrinho) e estará pronta a roupinha.

Espero que a explicação tenha ficado compreensível. Qualquer dúvida, é só perguntar.


domingo, 21 de julho de 2013

Pé de sapo



 Perdi a conta de quantos pares já fiz dessa receita de meias. Já tinha publicado aqui, depois aqui. Nesses links vocês encontram a receita. (Será que alguém ainda não fez?) Nova postagem com a receita (07/06/2016) - aqui.



Pois bem. Desta vez fiz um par novo para meu filho nesse verdão aí, a gosto do freguês.  Não parece um pé de sapo, hehe? A anterior ele já destruiu, pois adora andar por dentro de casa só com a meia, sem calçado... Ficou meio grande, mas ao menos dá para colocar mais uma meia grossa por baixo. Sim, aqui faz frio para tanto.

Material: 1 novelo de fio Pingouin Flash, agulhas retas nº 4,5.

terça-feira, 25 de junho de 2013

Novo trabalho em crochê


Lembram que há alguns dias mostrei meus primeiros trabalhos em crochê, entre eles esses quadradinhos?


Pois então... Hoje vim mostrar o que fiz com os ditos cujos. Primeiro uni todos.


Depois fiz algumas carreiras ao redor com a linha em tom cru (são todos linha Bella), para fazer um acabamento.


E ficou assim. Poderia ser um tapete, ou uma toalha, né?


Mas não. A ideia era fazer uma capa para esta pobre almofada.

A almofada é dessa cadeira auxiliar que fica na minha cozinha. Velhiiiiinha...
 
 Vista de perto, o visual é este.


Para poder prender a capa na almofada, passei um elástico a cada dois pontos altos.


Ficou assim.


 Olhem como estava feinha a verde. Até manchada.


  
Agora a cadeira está assim, colorida.




Parece meio estranha essa cadeira, não é? É porque ela tem dupla função: cadeira...

...e escadinha.Fazia parte de um conjunto de móveis de quarto, da época em que era moda aqueles móveis de madeira escura, de Gramado. Me desfiz do quarto, mas fiquei com a cadeira, pois é prática e últil, apesar de pesada.

Por enquanto, é isso. Agora estou com um trabalho de tricô em andamento. Até breve!