sábado, 18 de outubro de 2014

Cachecol para todas as estações


 Depois de dois meses sumida, volto para postar fotos tiradas já há um tempo deste cachecol feito durante o outono ainda, acho. Até já esqueci quando fiz. Terminei, não tirei logo as fotos e a postagem foi ficando para depois e depois e depois...


 Mas aí está. É uma peça que dá para usar em qualquer estação, pois é um fio acrílico e não é tão quente. Pode servir só para fazer um charminho sobre uma camisa branca básica.



 O ponto é aquele velho conhecido: dois pontos juntos em tricô, uma laçada, e assim sucessivamente, repetindo em todas as carreiras, com uma agulha bem grossa (usei a número 6).


    

Com um novelo deu para fazer um cachecol bem comprido, permitindo diversas amarrações.
Espero não demorar tanto para a próxima postagem. Ainda tenho nas agulhas uma peça para o inverno. Para o próximo, claro, porque o deste ano já foi. Vendo pelo lado positivo, estou bem adiantada, hehehe. Até breve!

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Aproveitando fios para esquentar quem está com frio

 Como a gente vai juntando sobras de fios, né? Minha gaveta das sobras tinha esses vários tons de rosa, um pouquinho de cada, que não dariam para uma peça de adulto, nem mesmo para um cachecol. Então resolvi fazer uma peça infantil e doar junto com as roupas que iria enviar para a campanha do agasalho da cidade. Já foi. Espero que esteja aquecendo alguma menininha.

 Para acabamento das mangas fiz algumas carreiras em crochê.

  E o decote duplo em barra 1/1, para ficar bem quentinho no pescoço.

sábado, 26 de julho de 2014

Meias de tricô fáceis de fazer


Friozinho chegou e me animei com as lãs. Desta vez o beneficiado vai ser o marido, que reclama que faço coisas até para os cachorros e nada para ele, hehe. Então tá, fui lá na lojinha, comprei lã discreta, nada de coloridos, e agora... quero ver USAR nas noites de frio!


A meia está um pouco folgada porque a foto não foi tirada no pé do dono. Eu mesma servi de modelo.

  

É uma receita bem simples. Fica uma costurinha em cima do pé, onde começam os dedos, mas quase não dá para perceber, não é? Tem uma costura do lado também, mas é super fácil de fazer. Achei a receita aqui, no blog Agulhas e Pincéis, da Joana.

  

Material:  Fio Mollet - Círculo (2 novelos e meio), agulhas retas nº 4.


quinta-feira, 26 de junho de 2014

Casaco preto de tricô para cachorro


Kadu ganhou roupinha nova pro inverno 2014. De tricô. Preta. Feita pela mamãe aqui. Aí, na hora de tirar a foto... faz essa pose encolhida de cachorro na chuva!!


Eu mandando levantar da "cama", e nada. Tive que apelar: "vamos passear?" Aí as coisas já começaram a mudar de figura.


Mas a preguiça estava grande. A cara era de "tenho mesmo que levantar?"


 Só teve um jeito: mandar pegar o gato. "Pegar o gato" é uma ordem que sempre funciona para fazer levantar ou tirar a atenção de outra coisa, mesmo que não exista gato algum no pátio, hehehe.


 Enfim, uma pose de modelo! Fiz a roupa com sobras de fio Cisne Dreams, que é um fio bem gostoso, fofinho. O modelo é o que faço sempre - http://koisasdakaka.blogspot.com.br/2013/07/pap-roupinha-para-cachorro.html - adaptando o tamanho, é claro.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Mais crochê - capa para Puff e Tapete

Sabem aqueles puffs para crianças? Pois é. Meu filho ganhou este quando era pequeninho, usou muito, e agora o coitado está assim, velhinho, manchado e até sem o nariz. Já estava até pensando em passar adiante o dito cujo, mas eis que andei encontrando umas ideias de capa no Pinterest e claro que quis fazer uma também.

 O negócio foi assim, no olhômetro e inventômetro, sem receita nem nada. 

 Juntei algumas linhas que já tinha (a maioria Bella), comprei mais algumas cores e comecei fazendo essa espécie de "mandala", que forma a parte de cima da capa.

  Nesta foto já está pronta e colocada no puff.

 Concluída a capa, bem coloridinha como eu queria, veio outra questão: tá, e agora, onde vou colocar isto?

 Já ia colocar embaixo da mesa do computador, para esticar as pernas de vez em quando (o que não é má ideia), mas olhei para essa poltrona que fica em um cantinho sob a escada e pensei: por que não? Deu certo! Acho que combinou.

 Claro que logo apareceram uns e outros querendo ver a novidade...



Além do puff, fiz este tapete também no estilo vamos-ver-no-que-vai-dar. Tinha bastante sobra de barbante dessa cor amarela e um pouco da laranja. Não ficou a melhor das combinações, mas para quem está aprendendo a fazer crochê o melhor é ir aproveitando sobras mesmo.

 O centro do tapete ficou meio ondulado, não acertei muito bem ali, mas com a experiência vou aprendendo. Depois foi ficando mais ajeitado e liso.

 Apesar de não ter ficado uma perfeição, está servindo para dar um colorido ao branco da lavanderia.

quarta-feira, 30 de abril de 2014

Várias "koisas" acumuladas


Minhas postagens estão ficando cada vez mais espaçadas, eu sei. Mas isso não quer dizer que não tenho feito minhas invenções, meus trabalhinhos. Falta é tempo de postar com calma, e aí as coisas vão acumulando. Então hoje resolvi colocar tudo em dia, até porque já tem outro trabalho quase pronto.


 
 
Esta almofada tem história. Meu enteado, quando era criança, era muuuito fã do Scooby-doo e sempre me via bordando ponto cruz. Aí me pediu para ensiná-lo a bordar em tela, pois eu tinha uma revista com vários gráficos do Scooby e ele queria fazer alguma coisa, nem sabia o que, se um quadro, um tapete, etc. Resumindo, comprei o material, fui ensinando, ele fez o bordado até uma certa parte quando o entusiasmo começou a passar e os interesses a mudar (agora já tem 18 anos) , e o Scooby passou anos dentro de uma sacola, inacabado. Mas eu sempre lembrava dele e pensava: "um dia vou acabar aquela tela e fazer uma almofada". Não foi "um dia", levei um bom tempo, no ano passado, mas acabei o bordado. Aí o pobre coitado ficou mais um tempo de molho até eu tirar tempo para costurar a bendita almofada. Mas aí está. A história teve um final feliz. Agora a almofada está enfeitando o quarto do meu filho (nem dá para perceber que ele adora cachorros, né?)



Teve também um bordado e um crochezinho básico para a cozinha (a xícara antiguinha era da minha avó) ...



Bordado também para o banheiro...





E até um sachê com alfazema para perfumar a gaveta da roupa de cama. Tinha plantado umas mudas de alfazema em um vaso do jardim, elas duraram um tempo e secaram. Aí cortei as flores secas e guardei. Não iria jogar fora aquele perfume todo, não é? Então fiz esse saquinho bem simples de crochê que agora está deixando um aroma especial em meus lençóis.








Por hoje era só!

segunda-feira, 17 de março de 2014

Verde, Azul e Branco


Aqui está meu trabalho do verão: uma toalhinha para mesa de centro da casa de praia. 


Uma das coisas que mais gosto nos trabalhos de crochê ou tricô coloridos é escolher e harmonizar as cores. Ou seja, a brincadeira já começa na hora de comprar os fios. Desta vez, a escolha foi entre tons de azul e de verde que juntei ao branco. Cores do mar, do verão, cores para a casa de praia. 



Depois da escolha das cores, veio a outra parte boa: crochetar os squares fazendo a combinação com as cores escolhidas. Azul com azul, azul com verde, claro com escuro e por aí afora.




Para realçar as cores, o branco como "pano de fundo". E para dar um acabamento à minha toalha de centro, algumas carreiras com todas as cores usadas.






Adorei fazer este trabalho durante os meses de verão e gostei do resultado. E vocês, o que acharam?

Fio utilizado: Pingouin Bella.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Blusa de verão para menina



Fiz esta blusinha de verão para minha afilhadinha de três anos. A blusa já foi entregue no Natal e usada no Ano Novo, mas só agora estou mostrando. Não queria publicar antes de dar para ela, claro, mas também não precisava ter demorado tanto, não é?



A parte das costas...


E aqui a blusa antes de passar a fita de cetim. A ideia foi fazer a blusa num estilo batinha, mais soltinha, e usar a fita para fazer um charme. 



Detalhe da cava.


No acabamento do decote fiz uns pontinhos de crochê.


Aqui dá para ver melhor o ponto que utilizei (e também dá para ver uma mancha, mas é na foto, não na blusa, ufa). Chama-se "Chevron Pespontado" e se faz da seguinte maneira:

Em um número de pontos divisível por 18 mais os pontos de borda:

1ª carr.:  *1m, 2t, 2m, 2t, 1m, 1t*
2ª carr.:  *3m, 2t, 2m, 2t, 1m, 2t, 2m, 2t, 2m *
3ª carr.:  *1t, 2m, 2t, 2m, 1t, 1m, 1t, 2m, 2t, 2m, 1t, 1m*
4ª carr.:  *1m, 2t, 2m, 2t, 2m, 1t, 2m, 2t, 2m, 2t*.
Voltar à primeira carreira.  

Bom, essa é a receita do ponto, mas a blusa não tem receita pronta. É receita própria. Imaginei e fui fazendo, calculando mais ou menos pelo tamanho da "moça" que iria usá-la.

Material utilizado: Fio Pingouin Bella, cor branca, agulhas retas nº 2,5.